Difusão da Newsletter da AARS – Associação de Arquivistas do Rio Grande do Sul

A Newsletter da AARS é um serviço informacional voltado aos membro da AARS e que tem sido uma fonte de atualização contínua na categoria e difusão aberta de novas oportunidades. A partir de agora, compartilharei neste espaços as boas notícias. Agradeço a todo staff envolvido no sucesso do informativo e especialmente à Diretoria, pela sensibilidade em autorizar publicá-la por aqui.

Depoimento pessoal: Ainda quando era um estudante acadêmico, assim que soube da existência da AARS vislumbrei nela uma parceira em nossa lutas e no aprimoramento profissional e solicitei minha filiação. A filiação é uma contribuição social e profissional no sentido de conquistar nosso espaço como atores sociais e um esforço coletivo e colaborativo para manter-se atualizado e bem informado, incluindo sobre as notícias de concursos para Arquivistas!!! Grande parte de meus créditos complementares, necessário para a formatura, foi graças aos certificado emitidos nos evento AARS.

Newsletter AARS – nº 104/2011

RIO DE JANEIRO: PADRÃO ODF VIRA FORMATO PREFERENCIAL NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL
O Rio de Janeiro foi o segundo estado brasileiro a formalizar a adoção preferencial do formato OpenDocument (ODF) na administração pública estadual. A lei foi sancionada em maio deste ano e teve uma cerimônia oficial de lançamento na segunda-feira, 21/11.
O Paraná já havia sancionado sua lei de formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos em dezembro de 2007.
Você pode acessar a Lei ODF do Rio de Janeiro e a Lei ODF do Paraná.

RJ: LEI Nº 5978, DE 24 DE MAIO DE 2011

PR: Lei 15742 – 18 de Dezembro de 2007

CONSULTA PÚBLICA PROTOCOLO UNIFICADO E-GOV
Está aberta até 30 de dezembro de 2011, a Consulta Pública sobre Padrão de Dados para a solução integradora de protocolos do Governo Federal, denominada Protocolo Integrado, versão 1, de responsabilidade da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação.
O documento visa consolidar padrão de dados que estabeleça diretrizes para a realização da atualização de informações em solução integradora de protocolos do Governo Federal, denominada Protocolo Integrado, pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, definindo as premissas a serem cumpridas e as informações a serem fornecidas por aqueles que vierem a aderir a esta solução.
Participe através do site Consultas Públicas – Governo Eletrônico.

CONCURSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA
Foi lançado edital de seleção de bolsistas para o Programa de Bolsas para Pesquisador Visitante Sênior da FCRB, a fim de promover o intercâmbio de projetos e pesquisas entre a Fundação e outras instituições, além de fomentar a pesquisa nas áreas de preservação de acervos arquivísticos, biblográficos, arquitetônicos e museológicos, assim como de outras áreas. São elegíveis pesquisadores com doutorado concluído há mais de 5 anos, com projetos de pesquisa nas áreas de interesse. As inscrições vão até 25 de dezembro de 2011. O edital e maiores informações estão no site: http://www.casaruibarbosa.gov.br

CADASTRO DE PROFISSIONAIS, ACERVOS E INSTITUIÇÕES DE ARQUIVO
O Grupo de Trabalho de Arquivos, do Conselho Nacional de Política Cultural, em parceria com a Coordenação-Geral de Cultura Digital, no âmbito do projeto SNIIC – Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, está promovendo um mapeamento de profissionais, acervos e instituições de Arquivo com o objetivo de levantar, em caráter preliminar, a atual situação da atividade arquivística no país. O projeto vai orientar a composição do futuro Colegiado Setorial de Arquivos, instância de assessoramento do Conselho Nacional de Políticas Culturais. O formulário está disponível em http://culturadigital.br/sniic/2011/11/04/cadastro_arquivos

IX CONGRESSO ANABAD

A Federación Española de Asociaciones de Archiveros, Bibliotecarios, Arqueólogos, Museólogos y Documentalistas convidam para o IX Congresso ANABAD, que ocorrerá na cidade de Valladolid, entre 9 e 11 de maio de 2012, com o tema “Entre la tradición y el Futuro: Canales de Difusión y Experiencias”. Mais informações no site do evento: http://www.anabad.org/congreso-anual-anabad.html

PORTO ALEGRE TERÁ 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL SOBRE TRANSPARÊNCIA
A 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial de Porto Alegre ocorrerá em 02/12, próxima sexta-feira e tem como tema “A Sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. O evento é aberto ao público e acontecerá no Hotel Embaixador, Rua Jerônimo Coelho, nº 354, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas no site http://www.portaltransparencia.portoalegre.rs.gov.br e os eixos temáticos de discussão são quatro: I- a promoção da transparência e acesso à informação e dados públicos; II- mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para controle da gestão pública; III- atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e IV- diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.
Mais informações: http://www.consocial.cgu.gov.br

Visite o saite da AARS => www.aargs.com.br 

A AARS também está no Facebook Arquivistas RS Aars e no Twitter @AARS_RS

Sobre Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.
Esse post foi publicado em NEWSLETTER AARS e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s