Um bom livro é capaz de aumentar nosso grau de empatia?

Por Dr. Ricardo Teixeira*‘ – originalmente publicado pelo ICB – Instituto do Cérebro de Brasília            

Monteiro_Lobato

A psicóloga social Emanuele Castano, junto ao seu aluno de PhD David Kidd, publicaram nesta última semana na Revista Science os resultados de suas pesquisas que demonstram o quanto que uma boa leitura é capaz de estimular as habilidades sociais. 

Voluntários eram solicitados a ler trechos de diferentes gêneros: não ficção, ficção popular (romance, aventura), ficção literária (premiados), Em seguida faziam testes que avaliavam a capacidade de entender o que o outro está sentindo. 

Além de mostrarem que histórias de ficção aumentam a percepção das emoções de outras pessoas, a pesquisa ainda evidenciou que a qualidade da literatura também faz diferença. Mesmo com conteúdos e assuntos diferentes, os textos literários produziram maior efeito na avaliação social. 

livro1Os pesquisadores acreditam que obras de ficção estimulam a imaginação e o pensamento criativo, incentivando a sensibilidade necessária para a compreensão da complexidade emocional dos personagens. Assim como na vida real, os mundos retratados na ficção literária são repletos de indivíduos cuja intimidade raramente é revelada e, por isso, exigem uma investigação emocional. Na ficção popular, os personagens são mais estereotipados em suas descrições e o que importa mesmo é o enredo. 

É notório que os resultados dessa pesquisa devem ser levados em consideração na escolha da grade curricular dos estudantes. Já existem até ensaios para incrementar a empatia de médicos através da literatura assim como para melhorar o comportamento de detentos.  

* Dr. Ricardo Teixeira é doutor em neurologia pela Unicamp e neurologista do Instituto do Cérebro de Brasília

Sobre Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.
Esse post foi publicado em BIBLIOTECONOMIA, INSTITUTO BRASILEIRO DO CÉREBRO, LEITURA DE LIVROS e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s