Ensaio: Competência do Arquivista segundo o curso de Arquivologia

Escrevi a pedido de um aluno de graduação da UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS V JOÃO PESSOA um breve ensaio sobre a competência do Arquivista no curso de Arquivologia. Compartilho abaixo um parte e logo a seguir o texto integral em PDF de 3 página.

Penso que soou a hora de repensar todo o curso e grades curriculares para os novos ventos de mudança que têm vindo da arquivística americana, que contempla uma Arquivologia mais socializante e apta para a tese da interpretação social, proposta por Cook (2010).

Os cursos de Arquivologia deveriam sintonizar-se mais com o mercado para ver as novas exigências e novos campos que o mercado está abrindo para o arquivista, na sua arte de dialogar com seus pares da Tecnologia da Informação – TI, e, talvez abarcar não só a Gestão Documental, mas também a Gestão do Conhecimento, bem como a gestão dos modelos de requisitos de sistemas de gestão documental, gestão e preservação e e-mails, uso das redes sociais para finalidades de difusão e marketing de arquivos.

Na busca de uma melhoria constante e de uma adequação da grade curricular dos cursos para as novas realidades da preservação digital, por exemplo, uma reflexão teórica sobre os novos enfoques da arquivologia, apresentada pelo renomado arquivista americano, me parece muito oportuna, onde o arquivista é visto como um a intérprete ou mediador entre os acervos (fundos) e os usuários, contemplando melhor o que Jimerson chamou de “O poder dos Arquivos”:

As 3 metáforas da Arquivologia – propostas por Jimerson: Ao invés de esconder o nosso poder no reino da memória, da história e do passado, espero que os arquivistas abracem o poder dos arquivos e use-no para o bem da humanidade. Antes de analisarmos as respostas a este desafio de usar o poder dos arquivos, precisamos entender algumas de suas manifestações. Há três aspectos essenciais do poder dos arquivos, refletidos nas metáforas abaixo:

O TEMPLO: autoridade e controle sobre a memória (coletiva) social;

A PRISÃO: o controle sobre a preservação e segurança dos documentos de
arquivos;

O RESTAURANTE: o papel do arquivista como intérprete e mediador entre
os documentos e os usuários.”

(JIMERSON, 2008. Archives for All: The Importance of Archives in Society)

Leia o texto completo em PDF => CompetênciaArquivista_JacksonGuterres

Sobre Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.
Esse post foi publicado em ARQUIVOLOGIA, COMPETÊNCIA DO ARQUIVISTA e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Ensaio: Competência do Arquivista segundo o curso de Arquivologia

  1. marlison leite disse:

    Saudaes Acadmicas! Prezado Jackson Guterres “Arquivista Social”. O Meu Respeito e a Minha Admirao. com prazer e satisfao tomar conhecimento da divulgao do ensaio que voc me mandou atravs do seu post, e que sem dvida contribuiu para o meu trabalho(atividade), e que tenho mantido sobre sigilo desde ento e restrito apenas na minha apresentao, at agora com a sua divulgao pelo prprio autor com todo mrito nesse sentido. O texto, parte dele, que por sinal foi bem aceito e recebeu boas criticas, positivas, mrito do seu conhecimento e estudo e domnio das palavras e contexto arquivsticos como arquivista conhecedor da matria. A ARQUIVOLOGIA AGRADECE. VER ERRATA. Gostaria que voc fizesse uma pequena correo no que se refere a UNIVERSIDADE REFERIDA NO TEXTO – ONDE CITA: “ALUNO DE GRADUAO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA” .

    CORREO: GRIFO: ALUNO DE GRADUAO EM ARQUIVOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA CAMPUS V JOO PESSOA. Agradeo mais uma vez pela enorme NOBREZA E GENTIL contribuio prestada.

    Abrao! Atenciosamente, Na Paz! Marlison Leite. ALUNO DE GRADUAO EM ARQUIVOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA CAMPUS V JOO PESSOA. Date: Sun, 11 Aug 2013 23:04:32 +0000 To: marlison.leite@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s