Registre seu apoio a DUA – Declaração Universal sobre Arquivos

O portal do ICA – International Council of Archives, está registrando apoio a DUA, um documento singular e colaborativo que ajuda na compreensão do que são os arquivos despertando a consciência social sobre a relevância da preservação! Registre seu apoio e ajude a colocar o Brasil numa posição melhor no ranking de colaboradores, estamos em 3º lugar a frente dos EUA. Após o registro seu nome aparece na listagem globa. Você também pode registrar um comentário sobre a DUA.

Colabore na difusão ampla da DUA!!!

Para registrar seu apoio => http://icarchives.wufoo.com/forms/register-your-support-for-the-uda

Para ver seu nome na listagem global e o ranking dos países apoiadores => http://icarchives.wufoo.eu/reports/register-of-signatories-supporting-the-uda

Para visualizar uma cópia da DUA em Português => https://arquivistasocial.files.wordpress.com/2011/05/ica_2010_universal-declaration-on-archives_pt-1.pdf

Para baixar uma cópia da DUA em Português do portal do ICA => http://www.ica.org/6573/reference-documents/universal-declaration-on-archives.html

DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE OS ARQUIVOS*

Arquivos registram decisões, ações e memórias. Arquivos são um património [patrimônio] único e insubstituível transmitido de uma geração a outra. Documentos de arquivo são geridos desde a criação para preservar seu valor e significado. Arquivos são fontes confiáveis de informação para ações administrativas responsáveis e transparentes.
Desempenham um papel essencial no desenvolvimento das sociedades ao contribuir para a constituição e salvaguarda da memória individual e coletiva. O livre acesso aos arquivos enriquece o conhecimento sobre a sociedade humana, promove a democracia, protege os direitos dos cidadãos e aumenta a qualidade de vida.

Continue lendo esse valoroso documento => clique aqui….

* Aprovada na assembléia geral do Conselho Internacional de Arquivos realizada em 17 de setembro de 2010, durante a 42ª CITRA, em Oslo. Tradução para o português acordada entre o Arquivo Nacional (Brasil) e o Arquivo Nacional da Torre doTombo (Portugal).
A UNESCO aprovou oficialmente a Declaração Universal sobre os Arquivos (DUA) na 36.ª Conferência Geral em Paris, a 10 de novembro de 2011, com a redação adotada pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA) na sua Reunião Geral Anual, em Oslo, a 17 de setembro de 2010.

Sobre Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.
Esse post foi publicado em DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS ARQUIVOS, DUA, ICA/CIA CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s