Curto-circuito em ar-condicionado central assusta no Arquivo Histórico do RS

arquivo-publico

Uma pergunta que não quer calar: alguém já pensou na Gestão de Risco?

Um curto-circuito no ar-condicionado central assustou funcionários e pesquisadores que estavam no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul por volta das 16h desta terça-feira (2). O Arquivo fica localizado no segundo andar do prédio do Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega. Um primeiro estouro derrubou a chave de eletricidade do local. 

Quando ela foi religada começou a sair fumaça e um forte cheiro de óleo do ar-condicionado. O problema não causou danos, mas os bombeiros foram acionados e o local evacuado. “Teve um curto circuito no ar-condicionado e o cheiro era muito forte porque vazou óleo. A gente se assustou pelo cheiro, mas não aconteceu nada com ninguém, foi mais o susto. Nós chamamos logo os bombeiros e pedimos para o pessoal deixar o prédio por motivo de segurança”, explicou a gerente do Memorial do RS, Cristiana Iop.

Os bombeiros recomendaram que o Arquivo Histórico fique fechado até que seja consertado o ar-condicionado, o que, segundo Iop, deve ocorrer em breve. “Já contatamos a Secretaria (de Cultura). Amanhã de manhã já vem o pessoal da manutenção. Enquanto isto, para prevenir a gente cancelou os trabalhos no Arquivo. No restante do prédio, os bombeiros disseram que não tinha problema continuar trabalhando”, disse.

A gerente garante que o prédio não tem problemas sérios de manutenção. “É um prédio antigo, como todo mundo sabe, mas os problemas que eventualmente acontecem a gente soluciona. Não têm maiores problemas”.

foto-eduino-de-mattos-5-fev-2013Fonte: http://www.sul21.com.br/jornal/2013/04/curto-circuito-em-ar-condicionado-central-assusta-no-arquivo-historico-do-rs/

Fotos:  1ª Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul | Foto Acervo APERS
2ª Visita guiada ao Arquivo Público do RS | Foto Eduino de Mattos
Anúncios

Sobre ARQUIVÍSTICA SOCIAL

Jackson Guterres é Bacharel em Arquivologia pela FABICO/UFRGS. Atualmente é pesquisador membro do Grupo de Pesquisa em Competência e Comportamento Informacional para a Produção e Inovação do Conhecimento (COMPORTI) do ICI/UFBA, coordenado pela Profa. Dra. Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira e liderado pelo Prof. Dr. José Carlos Sales dos Santos, ambos do ICI/UFBA. Idealista da Arquivística Social, um novo paradigma da Arquivologia como vetor da interpretação da sociedade, conforme postulado por Terry Cook, em evento Arquivístico na cidade de Dundee, patrocinado pela Real Academia da Escócia, em dezembro de 2010.
Esse post foi publicado em ARQUIVÍSTICA SOCIAL, ARQUIVO PÚBLICO DO RS, ARQUIVOLOGIA, GERENCIAMENTO DE RISCO e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s