Uma pergunta que não quer calar: alguém já pensou na Gestão de Risco?
Um curto-circuito no ar-condicionado central assustou funcionários e pesquisadores que estavam no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul por volta das 16h desta terça-feira (2). O Arquivo fica localizado no segundo andar do prédio do Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega. Um primeiro estouro derrubou a chave de eletricidade do local.
Quando ela foi religada começou a sair fumaça e um forte cheiro de óleo do ar-condicionado. O problema não causou danos, mas os bombeiros foram acionados e o local evacuado. “Teve um curto circuito no ar-condicionado e o cheiro era muito forte porque vazou óleo. A gente se assustou pelo cheiro, mas não aconteceu nada com ninguém, foi mais o susto. Nós chamamos logo os bombeiros e pedimos para o pessoal deixar o prédio por motivo de segurança”, explicou a gerente do Memorial do RS, Cristiana Iop.
Os bombeiros recomendaram que o Arquivo Histórico fique fechado até que seja consertado o ar-condicionado, o que, segundo Iop, deve ocorrer em breve. “Já contatamos a Secretaria (de Cultura). Amanhã de manhã já vem o pessoal da manutenção. Enquanto isto, para prevenir a gente cancelou os trabalhos no Arquivo. No restante do prédio, os bombeiros disseram que não tinha problema continuar trabalhando”, disse.
A gerente garante que o prédio não tem problemas sérios de manutenção. “É um prédio antigo, como todo mundo sabe, mas os problemas que eventualmente acontecem a gente soluciona. Não têm maiores problemas”.
Fonte: http://www.sul21.com.br/jornal/2013/04/curto-circuito-em-ar-condicionado-central-assusta-no-arquivo-historico-do-rs/
2ª Visita guiada ao Arquivo Público do RS | Foto Eduino de Mattos