OFICINAS ARQUIVOLOGIA RIO GRANDE
Confira programação completa em nosso site:
http://www.aargs.com.br/index.php/agenda
Curso de extensão: Audiodescrição e as intersecções com a Educação
Carga horária: 60 horas/ aula (divididos em 15 encontros)
Dias da semana: Sábados
Onde: Faculdade de Educação da UFRGS (Av Paulo Gama, nº
110 – Porto Alegre)
Horário: das 8h30 às 12h30
Vagas limitadas
Período: De 16 de Março a 06 de Julho de 2013
Público alvo: Professores, acadêmicos, educadores em diversas áreas do conhecimento, gestores em educação, produtores culturais, artistas, comunicadores, profissionais de bibliotecas, teatros, museus e centros culturais, alunos da UFRGS ou da comunidade externa
Valor do curso: R$ 350,00 (Trezentos e cinquenta reais)
Mais informações:
http://educadfaced.blogspot.com.br/2013/01/ayduidescricao-e-as-interseccoes-com.html
Concurso para arquivista na UFRGS – Porto Alegre/RS
Estão abertas até o dia 11/03, as inscrições para Concurso Público do quadro de pessoal técnico-administrativo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Há 2 vagas para arquivista. Remuneração inicial: R$ 2.989,33.
Mais informações:
http://www.faurgsconcursos.ufrgs.br/2013/ECPUFRGS2013.htm
A AARS está a frente da diretoria da ENARA até 2014, quando acontece o VI CNA em Santa Maria-RS. Acesse: http://www.enara.org.br/
Observatório de Políticas Arquivísticas (OPA)
O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos da UNIRIO, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), acaba de lançar o blog do Observatório de Políticas Arquivísticas (OPA), sob coordenação do Prof. Dr. José Maria Jardim.
Confira: http://www.politicasarquivisticas.org/
I Simpósio Nacional sobre Gestão, Preservação e Acesso aos Documentos Arquivísticos
O CONARQ realiza o I Simpósio Nacional sobre Gestão, Preservação e Acesso aos Documentos Arquivísticos, a fim de contribuir com a discussão, a disseminação, o compartilhamento e a troca de experiências em torno de temas relevantes como produção, gestão, utilização, tratamento, controle, preservação e acesso aos documentos arquivísticos e informações, tanto em formato analógico quanto digital, além da questão da capacitação dos recursos humanos, tendo em vista que as temáticas em torno dessa realidade são constantemente alteradas e novos desafios se apresentam para as organizações e profissionais no dia a dia de suas atividades. A participação no evento é gratuita. Data: 09 a 12 de abril de 2013
Local: Arquivo Nacional – Rio de Janeiro – RJ
E-mail: singpad@arquivonacional.gov.br
LEIA MAIS:
http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=839&sid=11
CONCURSO SERPRO
Foi publicado no DOU desta quarta, dia 27 de fevereiro, o edital do aguardado concurso que visa ao preenchimento de 360 vagas imediatas no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), além de formação de cadastro reserva para futuras convocações. Há 2 vagas para arquivista em Brasília-DF e formação de Cadastro Reserva para Porto Alegre-RS, Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP. As inscrições estão previstas para ocorrer entre 07 e 27 de março, no site do Cespe/UnB.
Curso: “Criando Repositórios Digitais com DSpace”
O curso percorrerá os conceitos essenciais de um repositório digital a partir da apresentação do DSpace. Exemplos práticos e contextualizados à realidade de cada aluno, padrões de metadados, coleções de documentos, plugins, protocolo decomunicação OAI-PMH com softwares DSpace e com o Omeka, são os principais pontos fortes deste curso.
DSpace é um software livre muito popular mantido pela Fundação Duraspace.org, empenhada em oferecer liderança e inovação no desenvolvimento e implantação de tecnologias que promovam o acesso aberto, de longo prazo e persistente paradocumentos digitais.
DATA: 06 de abril (sábado) São Paulo
CARGA HORÁRIA: 8h presenciais + 22h on-line
DOCENTE: Prof. Dr. Divino Ignácio Ribeiro Junior
Informações adicionais:
http://www.contentmind.com.br/cursos/criando-repositorios-digitais-com-dspace/
CURSOS E WORKSHOP – Éclat! Comunicação
Curso: Consultoria e Projeto em Gestão de Documentos
01 a 05/04/2013 (das 18h30 às 22h30)
Curso: Gestão de Documentos Públicos
08 a 11/04/2013 (das 18h30 às 22h30)
Workshop: Metodologia para a elaboração de Instrumentos de
Gestão de Arquivos
15 a 17/04/2013 (das 14h às 18h)
Mais informações: http://www.eclatcomunicacao.com.br/
Legislação abriu arquivos públicos, mas órgãos ainda têm resistência
O primeiro grande acervo de documentos do regime militar apareceu em 1997 -os papéis da extinta Divisão de Segurança e Informações do Ministério da Justiça, repartição do SNI (Serviço Nacional de Informações) que havia em todos os ministérios civis.
Desde então historiadores, arquivistas, jornalistas e outros interessados lutam para que os documentos da ditadura fiquem disponíveis à consulta. Várias regulamentações foram tentadas, que buscavam equacionar o conflito entre a necessidade de acesso à informação e as cautelas que dizem respeito ao sigilo que determinados documentos devem ter, bem como à privacidade das pessoas. Leia o artigo na íntegra:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/96981-legislacao-abriu-arquivos-publicos-mas-orgaos-ainda-tem-resistencia.shtml