Uma singela amostra da potencialidade do Arquivo Social no YouTube

Uma amostra de Arquivo Social acerca do pensamento da humanidade.

Às vezes uma amostra, demonstração do que considero um belo exemplo de Arquivística Social, vale mais do que mil palavras. Até por que pode ser considerado como um ponto de vista anômalo, diante do saber constituído do paradigma vigente na acadêmia – pelo menos na maioria de nossos cursos superiores de Arquivologia, onde novas propostas de registros humanos e do patrimônio cultural, são pouco valorizados.

Há uma riqueza de conteúdos, informações e conhecimento a ser pesquisada e tratada pela lente da Arquivística – incluindo a riqueza de manifestação cultural como o cinema, e, tantos outros considerados patrimônio intangível: as artes e artesanatos indígenas, as receitas medicinais caseiras, o patrimônio da diversidade da culinária brasileira, só para citar alguns!

Compartilho um vídeo de 8 min em que o produtor realizou uma coletânea de frases memoráveis de filmes de cinema e colocou junto o cartaz do filme.  Esse modo criativo, inovador, e que contempla registrar para a posteridade, coisas tidas como inimagináveis, é algo que tangencia a proposta da Arquivística Social.

Re-editado em 15-2  às  22h18min

Sobre Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.
Esse post foi publicado em ARQUIVÍSTICA SOCIAL, ARQUIVÍSTICA SOCIAL APLICADA, ARQUIVOLOGIA, FRASES MEMORÁVEIS, FRASES MEMORÁVEIS DO CINEMA, PATRIMÔNIO CULTURAL, PATRIMÔNIO CULTURAL INTANGÍVEL e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Uma singela amostra da potencialidade do Arquivo Social no YouTube

  1. analuiza562 disse:

    Olá Jackson!

    Li o livro “O sabor do arquivo”, de Arlette Farge e o vejo como outro exemplo da Arquivística Social. Fiz até uma postagem a respeito, caso queira conferir, acesse; http://leituraecontexto.blogspot.com.br/2012/12/saboreando-o-sabor-do-arquivo.html

  2. analuiza562 disse:

    Comentando o vídeo e fazendo uma analogia com a Arquivística, entendo como uma avaliação e seleção, com o objetivo de recolher para a guarda permanente. Arquivística social! Muito legal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s