Prezado Associado,
Na próxima semana, dia 15/06/2012 (sexta-feira), a AARS realizará sua Assembleia Geral Ordinária, no Auditório Marco Tramontini, no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul – APERS.
Primeira chamada às 18h; segunda chamada às 18h30.
Pauta: Aprovação do Relatório de atividades e Prestação de contas do exercício de 2011; Informes gerais ou comunicações.
Você também pode aproveitar para colocar em dia sua anuidade! Nosso e-mail voltou! Contate-nos: contato@aargs.com.br
MESTRADO EM ARQUIVÍSTICA EM MADRI
A Universidad Carlos III de Madrid abriu inscrições para o Mestrado em Arquivística, até dia 27/07/2012.
http://www.uc3m.es/portal/page/portal/postgrado_mast_doct/masters/mu_archivstica
Diálogos entre história, patrimônio e educação
Seminário que acontecerá nos dias 12 e 13 de junho de 2012 na FURG, Campus Carreiros, em Rio Grande. Confira a Programação: http://seminariodialogos.wordpress.com/2012/05/15/apresentacao/
Curso de Extensão “Educação, Cultura e Acessibilidade” – FACED/UFRGS
Curso de Extensão “Educação, Cultura e Acessibilidade”, que acontece na Faculdade de Educação da UFRGS. As aulas serão ministradas pelos professores coordenadores Felipe Leão Mianes e Mariana Baierle Soares e por professores convidados. Os encontros ocorrem nas terças a noite, de setembro a novembro. Mais informações pelo link:http://cursoeducabilidade.blogspot.com.br/
Arquivo Público do Pará
O CONARQ tem recebido denúncias a respeito das más condições em que se encontra o Arquivo Público do Estado do Pará – APEP, por meio de e-mails dos funcionários do APEP e também por meio de notícias publicadas em blogs, redes sociais, jornais, informativos, além de moção do legislativo paraense.
Segundo as referidas denúncias são problemas de toda a ordem que demonstram a precariedade das instalações: descontrole da temperatura e umidade, estrutura física e elétrica antiquíssimas, tendo ocorrido, inclusive, um curto-circuito na madrugada do dia 18 de maio último, que quase incendiou o histórico prédio – importante monumento com mais de 150 anos de história – e o seu acervo.
Além dos problemas de estrutura física, o APEP também sofre com infestações de pragas, como ratos, baratas, formigas, entre outros insetos, e, ainda, outra e principal problemática, segundo as denúncias, destaca-se a desatenção por parte do governo do Estado do Pará em relação à situação do APEP.
O APEP é o guardião de 400 anos de história (1646 à década de 80 do século XX) tendo sob sua custódia documentos produzidos pelo antigo Estado do Grão-Pará e Maranhão e, posteriormente, Estado do Grão-Pará e Rio Negro. São cerca de 4 milhões de documentos organizados em diversos fundos que cobrem os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, possibilitando investigar uma ampla variedade de temas, como, por exemplo, a escravidão negra, o trabalho indígena, os usos e formas de acesso a terra, estatísticas sobre a população e a produção local, imigração, colonização, administração, legislação e suas aplicações, bem como a evolução da região. O APEP tem sob sua custódia, um fundo da Secretaria da Capitania, a mais antiga documentação do acervo da instituição e que foi reconhecida pela UNESCO com o selo Memory of the World – MoW devido ao seu inestimável valor histórico e cultural.
Face ao exposto, o CONARQ informa que encaminhará ad referendum do Plenário do CONARQ, ofícios ao Ministério Público Federal, Procuradoria da República no Pará, ao Governador e Secretário de Cultura do Estado do Pará e ao IPHAN Pará, solicitando o apoio destes para a recuperação física e patrimonial do APEP.
Site do APEP: http://www.apep.pa.gov.br/ | Leia mais: Manifestantes denunciam abandono do Arquivo Público do Pará
Edital Memória do Mundo Brasil – 2012: candidaturas devem ser enviadas até 06 de julho de 2012
O Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO – MOWBrasil lançou, no dia 16 de março, o Edital MOWBrasil 2012, para candidaturas de documento ou conjunto documental de natureza arquivística ou bibliográfica, de gênero textual (manuscrito ou impresso), audiovisual (filme, vídeo e registro sonoro), iconográfico (fotografia, gravura e desenho) ou cartográfico, em suporte convencional ou digital, à nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil. Leia mais
Especialista se diz impressionado com adesão à Lei de Acesso à Informação
Canadense radicado no Brasil, o pesquisador Gregory Michener, do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), em Minas Gerais, é um especialista em leis de acesso à informação. Em 2010, na universidade do Texas, em Austin, Michener concluiu tese de doutorado sobre o tema, com foco na América Latina. O trabalho envolveu 80 entrevistas em seis nações, incluindo o Brasil. Por telefone, ele fez uma avaliação da aplicação da norma no país. Confira