Como ex-especialista em redes de computadores, durante longos anos, não posso deixar passar em branco esse dia memorável. Oficialmente, a partir desta quarta-feira, a nova geração de protocolo Internet (IP), chamado de IPv6, entrará em cena.
É uma solução tecnológica estratégica para o esgotamento, fatal e calculado, dos números IPs do protocolo IPv4. Algo perfeitamente compreensível, quando especialistas apresentam estimativas de que, em 2015, deveremos chegar a 2.100 bilhões de usuários conectados à Internet, em todo o globo.
Você tem 8 minutinhos para ter uma boa ideia do que é o IPv6? Vou facilitar as coisa para você no rumo da “Internet das coisa”…
Para que esse post não ficasse chato ou muito técnico, pesquisei na Internet e descobri um vídeo muito bom e didático do pessoal da Zappiens.br. Clique no link a seguir para curtir. O vídeo tem as informações essenciais que, como Arquivistas, precisamos saber: IPv6 Momento de Transição – ao final é mencionado sobre a “Internet das coisas”. Curta e socialize esse conhecimento!
No vídeo é compartilhado um endereço para testar se um site está operando com o novo protocolo: http://validador.ipv6.br e até um curso http://www.ipv6.br/curso
Um outro vídeo de 2min foi publicado pela Google, no dia 4/6, para explicar brevemente a mudança:
Leia também o que foi publicado na imprensa:
IPv6: Internet passa por uma grande e fundamental mudança Terra.com | 06.6.12
Lançamento mundial do IPv6 será nesta quarta-feira. Globo.com | 06.6.12