Newsletter AARS 125 – AARS passou a integrar a ENARA!

A AARS agora faz parte da Executiva Nacional das Associações Regionais de Arquivologia – ENARA. 

10ª SEMANA DE MUSEUS:  Acervos fotográficos num mundo digital.

Uma realização promovida pela parceria da AARS e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizará no dia 18 de maio, como parte da 10ª Semana de Museus, o evento “Acervos fotográficos num mundo digital”. Contará com a participação do Prof. Dr. Daniel Flores, Prof. Dr. Carlos Blaya e Prof. Esp. Charlley Luz.

Inscrições: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEZOT0V4UnB3UEg0bHhkU2J5d3RPYXc6MQ.    | OBS: VAGAS ESGOTADAS!

ANIVERSÁRIO DO ARQUIVO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE MOYSÉS VELLINHO (AHPAMV)

Comemorando seus quarenta anos de trajetória institucional, o Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho – AHPAMV tem o prazer de convidar para as seguintes atividades:

08/05/2012 – 16h30 | Solenidade de abertura das comemorações, recebimento do Acervo particular de Luiz Carlos Lisboa e apresentação de Orquestra da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos no AHPAMV (Avenida Bento Gonçalves, 1129).

10/05/2012 – 15h  | Fontes do AHPAMV: novos olhares sobre a história de Porto Alegre. Conversa com pesquisadores, coordenada pelo historiador Sérgio da Costa Franco na Sala de Pesquisa do AHPAMV.

15/05/2012 – 19h  |  Abertura da exposição “Riopardense de Macedo: ofício e paixão pelo patrimônio Cultural” no Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, 10).

Mais informações: arquivohistorico@smc.prefpoa.com.br – www.ahpoa.blogspot.com


CURSO DE EXTENSÃO EM GESTÃO DOCUMENTAL NA UNISINOS

Ocorrerá de 05 de maio a 02 de junho, com carga horária de 20 horas, o Curso de Extensão em Gestão Documental na Unisinos, em São Leopoldo. O curso aborda a gestão de documentos como um componente basilar para a gestão do conhecimento nas organizações, além de proporcionar uma visão geral sobre o gerenciamento eletrônico de documentos, das tecnologias de digitalização e microfilmagem, assim como o uso da assinatura e certificação digital. Veja mais informações em: http://www.unisinos.br/formacao-profissional-e-complementar/curso/EX120028/EX120028-00001/620/apresentacao

OPORTUNIDADE: CONCURSO CEITEC

O Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec), empresa pública federal ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) criada em 2008 e localizada em Porto Alegre, RS, está com inscrições abertas para concurso público com 1 vaga para Analista Administrativo e Operacional com Graduação em Arquivologia. A remuneração inicial é R$ 4.200,00 (quatro mil e duzentos reais) e as inscrições podem ser feitas até o dia 11 de maio no site http://www.funrio.org.br/.

SEMINÁRIO NACIONAL DE ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES CULTURAIS

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais, que ocorre de 16 a 18 de maio na Faculdade de Arquitetura da UFRGS. A proposta é desenvolver estratégias que qualifiquem os ambientes culturais, possibilitando o acesso de todos às informações. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Prorext), Museu UFRGS e Faculdades de Arquitetura (Facarq) e de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico).

A programação constará de mesas-redondas (Direitos Humanos e Cultura, Produção Cultural e Acessibilidade, Gestão Pública e Acesso à Cultura), sessões técnicas (Projeto Cinema Inclusão, Elaboração de Projetos Culturais) e oficinas (Audiodescrição de Produtos Culturais, Cultura Surda e Inclusão).

Apoiam o seminário Fundação Iberê Camargo, Mil Palavras – Acessibilidade Cultural e Cinema Inclusão – Audiovisual Acessível para pessoas com deficiência.

Informações no site do seminário, pelos telefones (51) 3308-3390, 3308-4022 e 3308-4220 ou pelo e-mail museu@museu.ufrgs.br

A Faculdade de Arquitetura da UFRGS fica na Rua Sarmento Leite, 320 – Campus Centro.

Programação no endereço: http://acessibilidadecultural.wordpress.com/about/programacao-ii-senaac/

CURSO ELABORAÇÃO DO PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS

Organizado pela ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS BRASILEIROS – AAB, com o apoio do Museu da República.

Instrutora: Tânia Maria de Souza Pimenta.

Objetivo: Orientar arquivistas, estudantes de Arquivologia e profissionais que lidam com documentos quanto à elaboração do Plano de Classificação de Documentos visando estabelecer a relação entre os documentos na fase corrente e agilizar a recuperação da informação.

Data: 10 e 11 de maio; Carga horária de 16 horas.  |   Local: Auditório do Museu da República – Rio de Janeiro, RJ.  |  Mais informações: www.aab.org.br

Vídeo sobre o Arquivo Histórico Fórum Henoch Reis

Vídeo sobre o projeto desenvolvido no Arquivo Fórum Henoch Reis. É um acervo que abriga documentos históricos do judiciário do Amazonas e conta com a participação de estudantes do Curso de Arquivologia da UFAM. Acesse: http://www.contextoinformacional.com/2012/04/video-sobre-o-arquivo-historico-forum.html

EDOC 2012 – GESTÃO de DOCUMENTOS e INFORMAÇÕES: do Ambiente físico ao digital

Tema Central: Gestão de informações em ambientes digitais

Organização PaperLess, existe?  |  ECM, BPM e GED – Gestão de Processos e Gestão de Conteúdo e Gestão Eletrônica de Documentos  |  Soluções corporativas para gestão de documentos e informações  |  ECM/GED: projetos implantados em empresas públicas e privadas. | Tendências e mercado na implantação de projetos de GED/ECM: para onde vamos?  |  Digitalização e microfilmagem aliadas à gestão de informações  |  Certificação digital e Legalização do Documento digital

Valores e informações: Tel: (27) 3024-2367todeska@planetarium.com.br;todeska@kappelconsultoria.com.br(27) 9249-2367(31) 9120-5604.

Realização prevista para SETEMBRO/2012.

MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE DOCUMENTOS E ARQUIVOS (PPGARQ) DA UNIRIO

Serão oferecidas até 20 vagas para o segundo semestre de 2012, nas linhas de pesquisa: “Arquivos, Arquivologia e Sociedade” e “Gestão de Arquivos na Arquivologia Contemporânea”. Os interessados têm até o dia 18 de maio para se inscrever no Protocolo do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da UNIRIO. O Coordenador do Mestrado é o Professor José Maria Jardim.

O processo seletivo será composto por quatro etapas: análise de documentos e três fases de realização de provas, divididas em Prova Escrita de Conhecimentos Específicos, Prova Oral e Prova Escrita de Compreensão de Texto em Língua Estrangeira. Confira o edital:http://www2.unirio.br/unirio/cchs/ppggda.

Edital Memória do Mundo Brasil – 2012

O Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO – MOW Brasil lançou, no dia 16 de março, o Edital MOW Brasil 2012, para candidaturas de documento ou conjunto documental de natureza arquivística ou bibliográfica, de gênero textual (manuscrito ou impresso), audiovisual (filme, vídeo e registro sonoro), iconográfico (fotografia, gravura e desenho) ou cartográfico, em suporte convencional ou digital, à nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil.

Mais informações em: http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1153&sid=40

A AARS também está no Facebook Arquivistas RS Aars e no Twitter  @AARS_RS.

Sobre Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.
Esse post foi publicado em NEWSLETTER AARS e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s