Newsletter AARS nº 116 – Manter-se sempre atualizado!

I Seminário de Ensino em Arquivologia no Rio Grande do Sul (SEARQS) 

Será realizado, entre 29 e 31 de março de 2012, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o I Seminário de Ensino em Arquivologia no Rio Grande do Sul (SEARQS). Local: CIDEC-SUL, Campus Carreiros. Rio Grande – RS.
O prazo de inscrições de trabalhos já está aberto: de 27 de janeiro a 24 de fevereiro.
Normas para o envio dos trabalhos e outras informações no site do evento: SEARQS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO – PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

A Coordenação de Documentação da Secretaria Municipal de Administração seleciona estagiário de Arquivologia a partir do 2º semestre para as atividades de auxílio em levantamento documental; arranjo e seleção dos documentos; aplicação de plano de classificação e tabela de temporalidade. Informações pelo telefone 3289-1188 com Márcio ou Adriana.

SEMANA APERS: 106 ANOS DE HISTÓRIA 

O Arquivo Público do Estado preparou uma programação para a semana de seu 106º aniversário.

Nos dias 05 06/03, haverá visitas guiadas pelo conjunto arquitetônico da instituição.

No dia 07/03, em virtude da semana do Dia Internacional da Mulher, será realizada a mesa redonda “Violência contra a mulher: já basta!”, com as debatedoras Clarissa Sommer Alves (APERS), Eloá Muniz da Silva (Coordenação Municipal da Mulher de Porto Alegre), Delegada Isabel Trevisan (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) e Nilce Azevedo Cardoso (Secretaria de Política para as Mulheres do RS).
Finalizando a semana de comemorações, no dia 08/03, haverá o lançamento do projeto “Documentos da Escravidão no RS: preservação das Cartas de Liberdade”.
Confira mais informações no blog do APERS

PALESTRA: “BUSINESS PROCESS MANAGEMENT (BPM) e o contexto de produção dos documentos arquivísticos” 

O Curso de Arquivologia da UFRGS convida para a palestra “Business Process Management (BPM) e o contexto de produção dos documentos arquivísticos”, que será ministrado pela Drª Ângela Freitag Brodbeck, professora associada da UFRGS.
Data: 15/03/2011, às 19h. Local: Auditório 1 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO/UFRGS).

As inscrições podem ser feitas no local do evento, às 18h30, ou através de formulário on-line de 08/03 a 15/03/2012, através do link: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHVTY1dyanNGWmprRmJhbjhablJyVnc6MQ
O valor da inscrição é de R$ 5,00 (taxa para emissão de certificado).

Vem aí o Portal Brasileiro de Dados Abertos, ‘caçula’ do Portal da Transparência

O Portal da Transparência do governo federal vai ganhar um irmão caçula em abril, quando será lançada a versão final do Portal Brasileiro de Dados Abertos, projeto que está em testes na internet desde o final do ano passado. Os dois portais permitirão a consulta de números do governo relacionados a servidores, despesas, investimentos e convênios, entre outros, mas com uma diferença fundamental: enquanto o primeiro apresenta um menu fixo de dados pré-formatados, o segundo terá um cardápio de dados brutos e legíveis por máquinas. Em outras palavras, o portal será uma espécie de biblioteca de datasets que poderão alimentar, de forma automática, aplicativos e sites montados por terceiros.

Algumas bases de dados e aplicativos já estão publicadas no portal, cujo endereço provisório é http://beta.dados.gov.br Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Delfino Natal de Souza, todos os órgãos do governo estão sendo convidados a abrir suas informações segundo os padrões da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA) – tema que este blog comentará em breve. (Daniel Bramatti)
Fonte: http://blogs.estadao.com.br/publicos/vem-ai-o-portal-brasileiro-de-dados-abertos-cacula-do-portal-da-transparencia/


Lei de Acesso está atrasada em todos os Estados

Passados três dos seis meses que o governo deu para se implementar no País a Lei de Acesso à Informação (LAI), a única informação segura, até agora, é que o prazo não será cumprido. Além da Controladoria-Geral da União (CGU), que já havia admitido as dificuldades da União para atender às exigências da lei, nos Estados o atraso é geral. Na maioria deles, a Casa Civil ou um grupo especial ainda analisa a lei, para redigir um projeto e mandá-lo à Assembleia entre março e abril – mas as incertezas práticas e jurídicas para redigi-lo são imensas. Nas cidades – a lei valerá para todas acima dos 10 mil habitantes – o assunto caminha a passos mais lentos. Fonte: Estadão

V Congresso Nacional de Arquivologia (CNA) 

Será realizado entre os dias 01 e 05 de outubro de 2012, na cidade de Salvador, no Hotel Pestana, com a temática “Arquivologia e Internet: Conexões para o futuro”.

Para mais informações acesse o site do evento: http://www.enara.org.br/cna2012/

Primeira etapa de descontos promocionais até o final do mês de março. Também já estão na Internet as páginas no Facebook: (evento) e (grupo) e no Twitter: http://www.twitter.com/5cna

Também estamos no Facebook Arquivistas RS Aars e no Twitter @AARS_RS.

Sobre Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.
Esse post foi publicado em NEWSLETTER AARS e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s