“Lux in Arcana” O Arquivo Secreto do Vaticano se revela



Roma (RV) – Um evento único e irrepetível: assim está sendo definida a mostra “Lux in Arcana” (Luz no segredo, em latim), que expõe, pela primeira vez, uma centena de documentos do Arquivo Secreto Vaticano. A exposição foi inaugurada nesta quarta-feira, nos Museus Capitolinos de Roma.

A mostra, aberta ao público até 9 de setembro, é organizada pelo próprio Arquivo, por ocasião do quarto centenário da sua fundação.

Na exposição, é possível encontrar documentos que vão do século VIII ao século XX e, segundo os seus promotores, será “talvez a única vez na história que irão ultrapassar as fronteiras da Cidade do Vaticano”.

Os visitantes têm a possibilidade de ver a bula “Inter Coetera” (1493), do Papa Alexandre VI, com a qual se delimitou os territórios descobertos por espanhóis e portugueses, que deu origem ao Tratado de Tordesilhas (1494). Estão à mostra ainda o códice do processo (1616-1633) do físico italiano Galileu Galilei; a excomunhão de Martinho Lutero (1520); a carta em que Celestino V fez a “grande recusa”, renunciando ao papado (1294); a carta ao parlamento inglês, de Clemente VII, sobre o casamento do rei Henrique VIII (1530) e o “Dictatus Papae” de Gregorio VII (1073-1085), que estabelecia a primazia do poder do Papa sobre o poder político, um dos documentos mais antigos da mostra.

Os documentos referem-se ainda a personalidades como o compositor Wolfgang Amadeus Mozart, o presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln ou o imperador francês Napoleão Bonaparte.

A mostra “Lux in Arcana – O Arquivo Secreto do Vaticano se revela” (www.luxinarcana.org) está aberta todos os dias, exceto às segundas-feiras, das 9h às 20h.

FONTE: PORTAL DA RÁDIO VATICANO (BF)

Sobre Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.
Esse post foi publicado em ARQUIVO DO VATICANO, ARQUIVO SECRETO e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s