Newsletter 114 – A classe unida é senso de valorização profissional. Filie-se!

I Seminário de Ensino em Arquivologia no Rio Grande do Sul (SEARQS)

Será realizado, entre 29 e 31 de março de 2012, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o I Seminário de Ensino em Arquivologia no Rio Grande do Sul (SEARQS). Local: CIDEC-SUL, Campus Carreiros. Rio Grande – RS.

O prazo de inscrições de trabalhos já está aberto: de 27 de janeiro a 24 de fevereiro. | Normas para o envio dos trabalhos e outras informações no site do evento: SEARQS.

OPORTUNIDADE – CONCURSO PÚBLICO

A Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento – AGDI lançou edital de concurso público para o provimento de 30 (trinta) vagas, sendo que 10 (dez) para nível médio e 20 (vinte) para nível superior, das quais uma se destina ao cargo de Arquivista.

Com vencimento de R$ 5.125,30 o concurso exige Ensino Superior em Arquivologia com registro no órgão de fiscalização profissional competente. Para ler o edital e realizar a inscrição acesse http://fdrh.corag.com.br/?conc=18 até o dia 09 de março.

XIV EREBD SUL

Acontecerá de 28 de abril a 01 de maio, em Florianópolis, o XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação. O evento, de caráter acadêmico, é organizado e realizado por uma Comissão Organizadora composta por estudantes da instituição que sediará o evento, que conta com o apoio da Executiva Regional e Executiva Nacional. O prazo para submissão de trabalhos será de 20 de janeiro a 25 de fevereiro. Sendo divulgado o resultado dos trabalhos aprovados no dia 20 de março.

Para mais informações visite o site do evento: http://erebdsul2012.paginas.ufsc.br

OFICINA DE RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS

A oficina oferece a oportunidade de desenvolver noções básicas em conservação e técnicas de restauração de documentos arquivísticos e tem como instrutora a Restauradora Luisa Damiani. Sob coordenação de Rosani Maria Porto Silveira, será realizado de abril a maio de 2012, com carga horária de 32 horas (08 encontro). Há vagas para 12 alunos por turma. O investimento é R$ 150,00, para inscrições efetuadas até dia 02 de março.  |    Mais informações: Centro Histórico da Santa Casa.

Normas ISO para documentos e arquivos: últimos desenvolvimentos

Recentemente, duas novas normas do campo de gestão de documentos foram publicadas. São elas: ISO 30300:2011 – Management systems for records (Sistema de Gestão de Documentos) – fundamentos e vocabulários e ISO 30301:2011 – Management systems for records – requisitos.

A série de Normas Internacionais ISO 30300 foca na implementação e operação efetiva de sistemas de gestão de documentos para garantir que informações oficiais e confiáveis e provas das decisões de negócio e ações sejam criadas, mantidas e tornadas acessíveis para quem precisar dessas, enquanto necessárias. Isto é fundamental para enfrentar os desafios de rápidas mudanças no ambiente operacional e para apoiar a transparência corporativa, gestão de riscos e responsabilidade social para organizações de tipos e tamanhos variáveis.

A série de normas ISO 30300 são iniciativas para vincular a gestão de documentos com sucesso organizacional e responsabilidade; fornecer uma gestão com ferramentas para implementar uma abordagem sistemática e verificável para a criação e controle de documentos e apoiar o gerenciamento de documentos e requisitos de documentação de organizações que implementam outras normas no sistemas de gestão, assim como responsabilidade pelos riscos, qualidade e social.

Além dessa série de normas, a ISO 15489 – Gestão de Documentos – teve seu processo de revisão iniciado em 2011. Ela poderá ser: confirmada e então fica como está (exceto, talvez, por correção de erros); emendada, ou completamente revista (o que significa que o padrão existente será retirado). Atualmente, existe um inquérito em que o National Member Bodies (membros da ISO TC46/SC11) podem votar sobre estas opções e fornecer comentários. O período de votação termina em meados de março de 2012. Na reunião de maio de 2012, em Berlim TC46/SC11, então, será decidido o que vai acontecer com a norma ISO 15489. Agora é hora dos arquivistas e profissionais da documentação que tem interesse na ISO 15489 expressarem suas visões aos membros do National Member Bodies.  |  Traduzida e adaptada do ICA  – Conselho Internacional de Arquivos.

Município paulista reformula site obedecendo às normais gerais da política estadual de arquivos de SP

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista está promovendo mudanças significativas no site oficial do município que deverá entrar no ar no próximo mês de março – durante as comemorações do aniversário da cidade.

Segundo a Assessoria de Comunicação, a nova apresentação do site oficial da Estância Turística de Paraguaçu Paulista obedece às normais gerais da política estadual de arquivos e acesso aos documentos públicos no Estado de São Paulo, bem como à Lei nº 12.527, sancionada em novembro do ano passado e que deverá entrar em vigor no prazo máximo de 180 dias, ratificando o Programa de Institucionalização de Arquivos Públicos Municipais.

Tais mudanças estavam sendo estudadas e preparadas desde outubro de 2011, mas a Prefeitura aguardava as devidas orientações sobre a nova legislação para a definição das funcionalidades do portal virtual.   |   Leia mais em: http://folhadaestancia.com.br/site/?p=9280

V Congresso Nacional de Arquivologia (CNA)

Será realizado entre os dias 01 e 05 de outubro de 2012, na cidade de Salvador, no Hotel Pestana. O Congresso terá como temática “Arquivologia e Internet: Conexões para o futuro”. O objetivo do evento é o de compartilhar e debater as tendências que envolvem esse campo de estudos e sua relação com as contemporâneas formas de acesso e uso da informação na Internet. A programação inclui 16 eventos paralelos e oferece descontos promocionais para inscrições antecipadas. Para mais informações acesse o site do evento:http://www.enara.org.br/cna2012/

Também já estão na Internet as páginas no Facebook: (evento) e (grupo) e no Twitter:http://www.twitter.com/5cna

Também estamos no Facebook Arquivistas RS Aars e no Twitter @AARS_RS.

Sobre Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.
Esse post foi publicado em NEWSLETTER AARS e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s