Embarque nesta onda, filie-se a AARS e vamos construir juntos com força, coragem e energia uma maior consciência social e profissional em relação à Arquivologia!
Novamente vou sumir por uns tempos, entrando na clausura da pesquisa na área de minha pós em Saúde e Espiritualidade. Volto na semana que vem …
Aproveite para saber das novidades na última Newsletter da AARS. Aos neófitos na profissão recomendo um matéria que foi publicada no jornal carioca edição dominical 11 e 12/12 “O FLUMINENSE” intitulada: “Cresce a demanda pelo curso de arquivologia” | Ou na versão Online – Seção Economia & Negócios p. 14
Newsletter da AARS nº 105 – Associação de Arquivistas do Rio Grande do Sul
UNESCO RECONHECE DOCUMENTO DO ARQUIVO NACIONAL SOBRE O REGIME MILITAR COMO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE
A documentação “Rede de informações e contrainformações do Regime Militar no Brasil, que integra o acervo do Arquivo Nacional recebeu o certificado internacional do Programa Memória do Mundo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A aprovação do projeto foi recomendada pelo Comitê Consultivo Internacional do Programa Memória do Mundo, que se reuniu em Manchester (Reino Unido), no período de 22 a 25 de maio. A UNESCO criou este Programa em 1992 com o objetivo de preservar e difundir amplamente documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor mundial, buscando impedir, assim, que o patrimônio da humanidade seja esquecido. Em toda a história do programa, apenas um projeto brasileiro tinha sido aprovado anteriormente, em 2003.
Leia mais no site do Arquivo Nacional: http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=665&sid=91
CONSULTA PÚBLICA PROTOCOLO UNIFICADO E-GOV
Está aberta até 30 de dezembro de 2011, a Consulta Pública sobre Padrão de Dados para a solução integradora de protocolos do Governo Federal, denominada Protocolo Integrado, versão 1, de responsabilidade da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação.
O documento visa consolidar padrão de dados que estabeleça diretrizes para a realização da atualização de informações em solução integradora de protocolos do Governo Federal, denominada Protocolo Integrado, pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, definindo as premissas a serem cumpridas e as informações a serem fornecidas por aqueles que vierem a aderir a esta solução.
Participe através do site Consultas Públicas – Governo Eletrônico.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Para esclarecer a sociedade sobre os principais pontos da Lei do Acesso à Informação, que garante aos cidadãos brasileiros o acesso a documentos públicos, a Controladoria-Geral da União (CGU) desenvolveu uma página na internet. A página destrincha a lei de forma didática e contém as perguntas mais frequentes, exceções à regra de acesso e a divulgação de eventos relacionados ao tema.
A página pode ser acessada através do link: http://www.cgu.gov.br/acessoainformacoes/
CADASTRO DE PROFISSIONAIS, ACERVOS E INSTITUIÇÕES DE ARQUIVO
O Grupo de Trabalho de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural, em parceria com a Coordenação Geral de Cultura Digital, no âmbito do projeto: Sistema Nacional deInformações e Indicadores Culturais – SNIIC, está promovendo um mapeamento de profissionais, acervos e instituições de Arquivos com o objetivo de levantar, em caráter preliminar, a atual situação da atividade arquivística no país. O projeto vai orientar a composição do futuro Colegiado Setorial de Arquivos, instância de assessoramento do Conselho Nacional de Políticas Culturais. O formulário está disponível em: http://culturadigital.br/sniic/2011/11/04/cadastro_arquivos
PARTICIPE!
I CNARQ
Entre os dias 15 e 17 de dezembro de 2011 será realizada em Brasília-DF a I Conferência Nacional de Arquivos, organizada pelo Ministério da Justiça. Nas conferências regionais realizadas no mês de outubro e que antecederam a CNARQ foram eleitos os delegados de cada uma das regiões (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul, mas os interessados em participar do evento podem se inscrever como observadores, através do site da CNARQ: http://www.cnarq.gov.br
SAI – SOCIEDAD ARGENTINA DE INFORMACIÓN DIVULGA BOLETIM ELETRÔNICO
Está disponível no site http://www.sai.com.ar/bibliotecologia/boletin/dic/bie085.htm o Boletin del Centro de Estudios sobre Bibliotecologia número 85 de dezembro de 2011.
REDE DOS OBSERVATÓRIOS DO DIREITO À VERDADE, MEMÓRIA E JUSTIÇA
A Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, dá mais um impulso estratégico à proteção e promoção dos Direitos Humanos no Brasil com a criação da Rede dos Observatórios do Direito à Verdade, Memória e Justiça das Universidades Brasileiras, instituída pela Portaria nº1.516, de 4 de agosto de 2011, publicado no Diário Oficial da União, Seção-2, p.03, Nº 150, de sexta-feira, 5 de agosto de 2011, cumprindo com meta específica do Plano Nacional dos Direitos Humanos -3 (Eixo VI, diretrizes 24 e 25, envolvendo, dentre outras coisas, a questão da preservação da memória histórica e construção pública da verdade).
O objetivo central da Rede, segundo a ministra Maria do Rosário, é o de fomentar o aprofundamento da institucionalização acadêmica no âmbito de pesquisas envolvendo as lutas políticas ocorridas no Brasil entre 1964/1985. Confira em: http://www.direitoshumanos.gov.br/promocaodh/direito-a-memoria-e-a-verdade/copy_of_rede-dos-observatorios-do-direito-a-verdade-memoria-e-justica-das-universidades-brasileiras
Visite o saite da AARS => www.aargs.com.br
A AARS também está no Facebook Arquivistas RS Aars e no Twitter @AARS_RS | Reprodução da Newsletter autorizada com o objetivo de solidarizar a informação!