Celebremos juntos hoje, 20 de outubro, uma de nossas maiores conquistas: a DUA – Declaração Universal sobre os Arquivos – ajudando a socializá-la!
[Obs: a data da publicação acima foi gerada automaticamente pela WordPress, não tem como editar, e saiu com o dia 19 em razão do fuso horário, quando nos primeiros minutos do dia 20, horário de verão brasileiro em que foi publicado ]
Neste dia do Arquivista, nada melhor que celebrar os ventos de mudança de paradigma da arquivologia para o da interpretação social (memória, identidade e comunidade), a qual foi proposta por Terry Cook, num Congresso de Arquivologia e Memória, realizado dia 8/12/2010, na Universidade de Dundee com o apoio da Real Sociedade de Edimburgo, na Escócia.
Para brindarmos juntos trago à reflexão de mentes brilhantes, um texto acadêmico de Jimerson (2008) – ex-presidente da Sociedade Americana de Arquivos: “Archives for All: The Importance of Archives in Society” onde ele apresenta 3 metáforas que merece ser compartilhada com todos, as quais sugerem novas dimensões e representação social para os arquivos. Numa tradução livre a partir do inglês.
As 3 metáforas da Arquivologia – propostas por Jimerson:
“Ao invés de esconder o nosso poder no reino da memória, da história e do passado, espero que os arquivistas abracem o poder dos arquivos e use-no para o bem da humanidade. Antes de analisarmos as respostas a este desafio de usar o poder dos arquivos, precisamos entender algumas de suas manifestações. Há três aspectos essenciais do poder dos arquivos, refletidos nas metáforas abaixo:
• O TEMPLO: autoridade e controle sobre a memória (coletiva) social;
• A PRISÃO: o controle sobre a preservação e segurança dos documentos de arquivos;
• O RESTAURANTE: o papel do arquivista como intérprete e mediador entre os documentos e os usuários.”
(JIMERSON, 2008. Archives for All: The Importance of Archives in Society) – Imagens foram colocadas por mim.
Randall C. JIMERSON, Professor of History & Director, Archives and Records Management MA Program

Department of History