Feliz dia dos Arquivistas! A DUA, novo paradigma e as 3 metáforas da Arquivologia.

Celebremos juntos hoje, 20 de outubro, uma de nossas maiores conquistas: a DUA – Declaração Universal sobre os Arquivos – ajudando a socializá-la!

[Obs: a data da publicação acima foi gerada automaticamente pela WordPress, não tem como editar, e saiu com o dia 19 em razão do fuso horário, quando nos primeiros minutos do dia 20, horário de verão brasileiro em que foi publicado ]

Neste dia do Arquivista, nada melhor que celebrar os ventos de mudança de paradigma da arquivologia para o da interpretação social  (memóriaidentidade e comunidade), a qual foi proposta por Terry Cook, num Congresso de Arquivologia e Memória, realizado dia 8/12/2010, na Universidade de Dundee com o apoio da Real Sociedade de Edimburgo, na Escócia.

Para brindarmos juntos trago à reflexão de mentes brilhantes, um texto acadêmico de Jimerson (2008) – ex-presidente da Sociedade Americana de Arquivos: “Archives for All: The Importance of Archives in Society” onde ele apresenta 3 metáforas que merece ser compartilhada com todos, as quais sugerem novas dimensões e representação social para os arquivos. Numa tradução livre a partir do inglês.

As 3 metáforas da Arquivologia – propostas por Jimerson:

“Ao invés de esconder o nosso poder no reino da memória, da história e do passado, espero que os arquivistas abracem o poder dos arquivos e use-no para o bem da humanidade. Antes de analisarmos as respostas a este desafio de usar o poder dos arquivos, precisamos entender algumas de suas manifestações. Há três aspectos essenciais do poder dos arquivos, refletidos nas metáforas abaixo:

 O TEMPLO: autoridade e controle sobre a memória (coletiva) social;

• A PRISÃO: o controle sobre a preservação e segurança dos documentos de arquivos;

• O RESTAURANTE: o papel do arquivista como intérprete e mediador entre os documentos e os usuários.”

(JIMERSON, 2008. Archives for All: The Importance of Archives in Society) – Imagens foram colocadas por mim.

Randall C. JIMERSON, Professor of History & Director, Archives and Records Management MA Program

da Western Whashington University – WWURandall Jimerson
Department of History
Referências
JIMERSON, Randall C. Archives Power: Memory, Accountability and Social Justice. Society of American Archivists, SAA, 2009.
JIMERSON, Randall. “Archives for All: The Importance of Archives in Society”
Disponível em:<http://www.aag.org.br/anaisxvcba/conteudo/resumos/plenaria1/randalljimerson.pdf>
COOK, Terry. Congresso: “Memory, Identity and the Archival Paradigm: an interdisciplinary approach” Em sua palestra: “Shifting the archival paradigm for memory, identity and community” em 8.12.2010.

Sobre Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.
Esse post foi publicado em FELIZ DIA DO ARQUIVISTA e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s