Ministro Cardozo autoriza à familiares acesso a arquivos da ditadura

Segundo publicação do “Diário Oficial” da União desta quinta (21), o Ministério da Justiça deu a um grupo de 12 familiares de mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar (1964-1985) acesso irrestrito a todos os documentos do Arquivo Nacional, no qual estão guardados centenas de milhares de papéis relativos ao regime.

Para outras pessoas, o acesso é reservado aos eventuais arquivos sobre si mesmo ou parentes. Terceiros precisam ser autorizados para ler os papéis. A liberação ao grupo foi permitida por uma portaria assinada pelo ministro José Eduardo Cardozo. 

Esse era um pedido antigo dos familiares. Agora, eles formarão uma espécie de grupo de estudo, que se debruçará sobre a massa de documentos. 

Um dos objetivos é dar subsídios para o funcionamento da Comissão da Verdade, que investigará as violações aos direitos humanos no período de 1946 a 1988. 

Para ser criada, a comissão ainda precisa ser aprovada no Congresso. A expectativa do governo é que isso ocorra logo após o final do recesso parlamentar, no mês que vem. 

Fonte: JusBrasil – 22/7/11

Leia a Portaria Nº 1561 de 20 de julho, publicada no DOU 21/7/2011

Monumento Tortura Nunca Mais, Recife-PE na Wikipédia

monumento Tortura Nunca Mais

Sobre Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.
Esse post foi publicado em ARQUIVOS DA DITADURA, DIREITO DE ACESSO, MINISTÉRIO DA JUSTIÇA e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Ministro Cardozo autoriza à familiares acesso a arquivos da ditadura

  1. Olá, te add nos links do blog Aluna de Arquivo – Arquivista em Construção. Abraço, Elaine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s