Projeto: o buraco no muro!

Projeto Buraco no Muro

Arquivística social é buscar compreender os novos desdobramentos da Arquivologia, seus novos espaços, novas incursões, novas abrangências, seu novos suportes: imagem digital, holografia, memória e narrativas orais, bem como criar metodologias de preservação no longo prazo de toda uma nova gama que compõem o mosaico da diversidade do patrimônio documental e cultural da humanidade.

A Arquivística Social tem como um de seus pilares o aperfeiçoamento profissional contínuo, buscando a excelência e primando pelo cumprimento do item 9 do Código de Ética do CIA – Conselho Internacional de Arquivos, que coloca a solidarização do conhecimento e da informação como um imperativo ético e profissional. Não se pode falar em compartilhamento sem falar em inclusão digital de crianças, jovens e adultos no ciberespaço!

Mas, enquanto aguardamos a publicação do TCC no repositório textual Lume da UFRGS, para não comprometer o ineditismo das ideias que minha pesquisa almejou apresentar a comunidade arquivística nacional e internacional, aproveito para compartilhar aqui um pouco do que no TCC exploramos como uma atividade de inclusão digital realizada por arquivistas voluntários da AsF da Espanhal num dos projetos de cooperação na África. Para mais detalhes dos projeto visite o portal da AsF – Arquivistas sem Fronteiras.

O projeto que desejo compartilhar aqui neste momento, é o “Buraco no Muro”, uma experiência de inclusão no ciberespaço, na cibercultura e na ciberdemocracia, (Lemos e Lévy, 2010) relizado na Índia, observe a simplicidade do projeto e como, partindo do acesso livre de restrições, as crianças aprenderam praticamente sozinhas como usar a Internet, criaram sua própria terminologia e seus próprios conceitos! Simplesmente facinante!

Dentro desta ótica, a Arquivístia Social, prima por socializar o conhecimento básico e elementar da Arquivologia, quer como Ciência ou metodologia (o que é Arquivologia, a consciência social do patrimônio documental, o que faz um arquivista, onde estudar, etc..,) junto às crianças e adolescentes nas escolas públicas. Quem desejar participar deste projeto é só entrar em contato comigo! Poderá ser usado futuramente como um tema para uma monografia, projeto de pesquisa ou até de um TCC.

Apreciem o vídeo e podem compartilhar a vontade, pois iniciativas assim merecem difusão! Para mim isso é Arquivística Social pura!!!!

Sobre Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.
Esse post foi publicado em Arquivística Social, Inclusão digital no ciberespaço e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s