Carros antigos vão a leilão em Paris

BBC Brasil – Multimídia – Carros antigos vão a leilão em Paris

Que tal uma coleção de carros antigos em Paris? E com uma peculiaridade: você poderá adquirir o que mais lhe agradar, pois é também um leilão!

Ok, você pode estar se debatendo com a noção de que um carro, por ser uma peça em 3D, é mais para a museologia. Então vamos considerar o imponderável aqui: pense por um minuto todos os documentos que foram produzidos, antes, durante e depois da concepção do projeto de cada carro. A Arquivística Social é um processo dinâmico, sistêmico no qual estamos diante de uma grande indagação: Como arquivar, ou organizar o imponderável? Ou seja, aquilo que ainda não foi pensado como sendo registros humanos. É um novo olhar que prescruta os registros de informação, orgânica e social, embora este não estejam evidentes num primeiro momento, ou até mesmo não hajam registros materiais, pois estes precisam ser pesquisados, garimpados num trabalho quase arqueológico. Ou ainda, recorrendo à história oral a partir das narrativas orais.

Ah, então chegamos ao ponto: existe um universo de registros sobre cada automóvel, mesmos estes antigos, que interessa muito à Arquivologia e representa um patrimônio documental raro. Como organizá-los, descrevê-los em instrumentos de pesquisas e disponibilizá-los ao livre acesso de toda a humanidade no ciberespaço?   Imagine você que empreendimento não daria pesquisar todos os documentos produzidos, por exemplo na concepção do Fusca, pela indústria automobilística? No mínimo um projeto de pesquisa transnacional e transfronteiras! Onde haveria situações de convergência com a história deste projeto inovador para época, tendo sido encomendado por Hitler ao Engenheiro Porche, um carro cujo motor não precisasse de sistema de arrefecimento e que fosse robusto – para a época.

Confira no link abaixo: BBC Brasil – Multimídia – Carros antigos vão a leilão em Paris.

Sobre Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.
Esse post foi publicado em Arquivística Social, Coleção e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s