BBC Brasil – Multimídia – Carros antigos vão a leilão em Paris
Que tal uma coleção de carros antigos em Paris? E com uma peculiaridade: você poderá adquirir o que mais lhe agradar, pois é também um leilão!
Ok, você pode estar se debatendo com a noção de que um carro, por ser uma peça em 3D, é mais para a museologia. Então vamos considerar o imponderável aqui: pense por um minuto todos os documentos que foram produzidos, antes, durante e depois da concepção do projeto de cada carro. A Arquivística Social é um processo dinâmico, sistêmico no qual estamos diante de uma grande indagação: Como arquivar, ou organizar o imponderável? Ou seja, aquilo que ainda não foi pensado como sendo registros humanos. É um novo olhar que prescruta os registros de informação, orgânica e social, embora este não estejam evidentes num primeiro momento, ou até mesmo não hajam registros materiais, pois estes precisam ser pesquisados, garimpados num trabalho quase arqueológico. Ou ainda, recorrendo à história oral a partir das narrativas orais.
Ah, então chegamos ao ponto: existe um universo de registros sobre cada automóvel, mesmos estes antigos, que interessa muito à Arquivologia e representa um patrimônio documental raro. Como organizá-los, descrevê-los em instrumentos de pesquisas e disponibilizá-los ao livre acesso de toda a humanidade no ciberespaço? Imagine você que empreendimento não daria pesquisar todos os documentos produzidos, por exemplo na concepção do Fusca, pela indústria automobilística? No mínimo um projeto de pesquisa transnacional e transfronteiras! Onde haveria situações de convergência com a história deste projeto inovador para época, tendo sido encomendado por Hitler ao Engenheiro Porche, um carro cujo motor não precisasse de sistema de arrefecimento e que fosse robusto – para a época.
Confira no link abaixo: BBC Brasil – Multimídia – Carros antigos vão a leilão em Paris.