Seguindo uma tendência global, alguns grande jornais trocaram as edições diárias das rotativas pelo web jornalismo, como o renomado jornal internacional americano CSMonitor.com de Boston, MA, EUA.
Aqui no Brasil, embora não tenham abandonado as rotativas, vários jornais desde há muito estão publicando on line, alguns deles: JB – Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Estadão, etc. e praticamente todas as revistas nacionais de grande circulação.
Uma das reflexões que se pode fazer à luz da Arquivística Social, é o advento da interatividade, online com o público leitor. Isto significa um novo paradigma para o jornalismo que está ganhando visibilidade e adesão, refiro-me ao espaço para os comentários. Vamos ampliar esta ponderação num post específico futuramente, pois ele merece uma especial consideração, por tratar-se de um novo tipo de relacionamento e controle social e até construção de uma opinião pública, ou esfera pública, como prefere o renomado cientista da comunicação André Lemos (2010) em seu livro traduzido e adaptado a partir do grande Pierre Lévy: O futuro da Internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária.
Neste contexto, o milionário americano Murdoch lançou no dia 2 de fevereiro seu The Daily, o lançamento repercutiu na mídia com fortes críticas. Veja o vídeo abaixo com a integra da notícia da BBC Brasil: BBC Brasil – Multimídia – Rupert Murdoch lança jornal exclusivo para iPad.