Dica para arquivar os e-mails do Gmail.

Amig@s!

O ator social arquivista está deixando, aos poucos, de ser o carrancudo guardião dos acervos! O novo cenário da Web Social ou Web 2.0 descortina uma nova realidade de produção documental que, infelizmente, não tem sido apreciado pela academia, com a intensidade e atualidade que a primeira década do III milênio exige: a produção de conteúdos web e o texto eletrônico, como exemplo mais próximo: o e-mail. É difícil encontrar quem não tenha um – até por que é gratuito!!!

Na reunião internacional do Projeto InterPARES, realizado em setembro de 2009, no Arquivo Nacional, a qual tive ocasião de participar como então diretor da AARS, a Profa. Dra. Luciana Duranti apresentou os novos papéis do arquivista. Aos poucos pretendo compartilhar esta preciosidade com todos os amig@s!

Bem para não nos aprofundarmos demais num só post, vamos a uma contribuição light, diante do fato de que o e-mail passou a fazer parte de nossa produção documental há muito tempo. Na reunião internacional o Sr. Preston, compartilhou suas pesquisas na área de gerenciamento de e-mails, muito interessante por sinal.

Um dos novos papéis do Arquivista é sua atitude de um pontífice, ou seja servir de ponte entre o seu conhecimento técnico e metodológico e os seus pares. Para tal ampliando o diálogo interdisciplinar e aprimorando sua comunicabilidade, notadamente no uso maciço da midia social. Esta função de “fazer a ponte”, foi corroborada por Peter Burker, quando ele afirma que a função do intelectual é traduzir o conhecimento para uma linguagem acessível a todos os cidadãos!

Bom, chega de lero lero e vamos as vias de fato. Desejo compartilhar então uma “listinha de bolo” de como fazer para arquivar os e-mails antigos. Em geral, a época da virada do ano é a ideal, isto para quem, como eu, gosta de arquivar os e-mails. A dica no PDF abaixo é só para quem tem conta na Google.

Dica útil em PDF: Arquivar e-mails antigos no Gmail

Sobre Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.
Esse post foi publicado em Dica sobre e-mails e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s