Pintou aquela curiosidade básica para saber de que se trata a arquivologia social? E por que o nome deste blog é arquivista social?
Todo mundo merece saber o que ela é, e o que ela não é. Vamos combina então uma coisa: que tal trilharmos junto esta jornada exploratória acerca da arquivologia social? Será ela o mesmo que Arquivologia 2.o? Um novo campo a ser incluído no currículo da academia? Um novo paradigma no qual a Arquivologia passa a ser voltada para a interpretação da sociedade (Terry Cook)?
Bom vamos juntos então nesta jornada processual de conhecimento. Quais são as minhas credenciais para isto? Recentemente formado em Arquivologia, pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, e para conseguir o título de bacharel, depois de 4 anos de formação à noite, apresentei como pesquisa e trabalho final TCC, a seguinte monografia: A ARQUIVÍSTICA SOCIAL EXPRESSA NA DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE OS ARQUIVOS: O CASO DOS ARQUIVISTAS SEM FRONTEIRAS – ASF.
Bem-vindo a bordo e vamos construir juntos um conhecimento arquivístico com base nos princípios clássicos, mas com a coragem moral de romper todas as barreiras e fronteiras, quebrando quantos paradigmas forem precisos para ampliar o diálogo com nossos pares e difundir amplamente a arquivologia como uma ciência social, da informação e com sua forte componente humanitária. Com o devido enfoque no ser humano e sua interação com informação, uso da midia social e no acesso livre e desobstruido e na salvaguarda do patrimônio documental e da memória social.
Estamos também no Twitter: http://twitter.com/arquivosocial ou simplesmente: @arquivosocial
Jackson
gostei muito da proposta de discussão, acho que a arquivologia social preenche um certo hiato que existe no universo arquivístico. Afinal, fazemos parte de uma ciência social aplicada e precisamos saber como lidar com isso.
Vida longa e próspera à Arquivologia Social. parabéns.
Obrigado Charlley, fiquei honrado com o teu comentário! Aproveito para agradecer por seu insight da Arquivologia 2.0, são novos rumos que se interceptam e até diria que tem uma forte tendência à convergência!!! Um dos futuros post será sobre o seu livro!