Bem-vindo ao universo da arquivologia social!

Pintou aquela curiosidade básica para saber de que se trata a arquivologia social? E por que o nome deste blog é arquivista social?

Todo mundo merece saber o que ela é, e o que ela não é. Vamos combina então uma coisa: que tal trilharmos junto esta jornada exploratória acerca da arquivologia social? Será ela o mesmo que Arquivologia 2.o? Um novo campo a ser incluído no currículo da academia? Um novo paradigma no qual a Arquivologia passa a ser voltada para a interpretação da sociedade (Terry Cook)?

Bom vamos juntos então nesta jornada processual de conhecimento. Quais são as minhas credenciais para isto? Recentemente formado em Arquivologia, pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, e para conseguir o título de bacharel, depois de 4 anos de formação à noite, apresentei como pesquisa e trabalho final TCC, a seguinte monografia: A ARQUIVÍSTICA SOCIAL EXPRESSA NA DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE OS ARQUIVOS: O CASO DOS ARQUIVISTAS SEM FRONTEIRAS – ASF.

Bem-vindo a bordo e vamos construir juntos um conhecimento arquivístico com base nos princípios clássicos, mas com a coragem moral de romper todas as barreiras e fronteiras, quebrando quantos paradigmas forem precisos para ampliar o diálogo com nossos pares e difundir amplamente a arquivologia como uma ciência social, da informação e com sua forte componente humanitária. Com o devido enfoque no ser humano e sua interação com informação, uso da midia social e no acesso livre e desobstruido e na salvaguarda do patrimônio documental e da memória social.

Estamos também no Twitter: http://twitter.com/arquivosocial ou simplesmente: @arquivosocial

Sobre Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.
Esse post foi publicado em Arquivologia Social e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Bem-vindo ao universo da arquivologia social!

  1. Charlley Luz disse:

    Jackson
    gostei muito da proposta de discussão, acho que a arquivologia social preenche um certo hiato que existe no universo arquivístico. Afinal, fazemos parte de uma ciência social aplicada e precisamos saber como lidar com isso.
    Vida longa e próspera à Arquivologia Social. parabéns.

  2. Obrigado Charlley, fiquei honrado com o teu comentário! Aproveito para agradecer por seu insight da Arquivologia 2.0, são novos rumos que se interceptam e até diria que tem uma forte tendência à convergência!!! Um dos futuros post será sobre o seu livro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s